SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – 7º ano
Tempo
previsto: 05
aulas.
Conteúdos: microrganismos: os seres vivos mais
simples e sua relação com a conservação dos alimentos; processos e tecnologias
relacionados à conservação dos alimentos.
Competências
e habilidades:
ler e interpretar textos; relacionar informações representadas na forma escrita
e conhecimentos prévios para construir argumentação consistente; responder a
perguntas de forma objetiva; emitir opiniões, dando argumentos.
Estratégias: análise de embalagem; leitura e
interpretação de texto; produção de texto de divulgação; exposição dialogada.
Recursos: embalagens de leite variadas,
DataShow, Papel Cartão, Canetas Hidrocor, Cola, Tesoura.
Avaliação: respostas, tanto orais quanto
escritas, dos alunos para as questões de interpretação de texto; participação
individual nas discussões; participação nos grupos; e desempenho do grupo de
alunos no jogo de placas.
TEXTO INFORMATIVO SOBRE A HISTÓRIA DA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
Na Antiguidade, quando não
existia energia elétrica e muito menos geladeira, as pessoas tinham o grande
desafio de conservar os alimentos. Eram usadas várias técnicas, como a de
defumar, salgar ou secar ao sol alguns alimentos. Todas essas técnicas eram utilizadas
para conservar os alimentos para o armazenamento, pois em épocas de frio, seca
ou escassez de alimentos, as pessoas já teriam um estoque de comida. Até hoje é
comum encontrarmos as técnicas de salgamento e defumação de alimentos, tanto
para sua conservação quanto pelo sabor que essas técnicas proporcionam aos
alimentos.
As
pessoas utilizavam a técnica do salgamento para conservar os alimentos por mais
tempo
Nos dias atuais isso mudou.
Alimentos produzidos em fazendas e indústrias devem ser bem conservados (para
que não estraguem quando transportados) e bem armazenados até a hora do seu uso
pelo consumidor. Em função disso são produzidas embalagens cada vez melhores
para acondicionar o alimento – que, por sua vez, tem quantidades cada vez maiores
de conservantes.
Ao comprar um alimento devemos tomar alguns
cuidados. Primeiro devemos olhar a data de vencimento. Alimento fora do prazo
de validade pode estar estragado.
Observar o prazo de validade dos produtos é importante para não comprar produtos
estragados
É bom observar também como as
embalagens dos alimentos estão. Potes abertos, caixas rasgadas, latas
amassadas, enferrujadas ou estufadas, indicam que o alimento pode ter sido
contaminado por micro-organismos, que podem causar problemas graves de saúde, e
até a morte.
Alimentos com embalagens danificadas podem causar várias doenças
Ao comprar um alimento in natura, ou seja, alimentos frescos,
como frutas, verduras, queijos, carnes, entre outros, é importante observar se
eles não estão amassados, se estão com boa aparência, com as cores específicas
e sem cheiro ruim.
É muito importante observar as
condições de higiene do local onde o alimento in natura está sendo produzido e vendido,
pois, às vezes, muitas doenças são transmitidas em razão da falta de higiene.
Organizar os alimentos na geladeira também é uma forma de conservá-los
Ao chegar em casa, depois das
compras, é hora de armazenar os alimentos. É sempre bom observar e seguir as
instruções de armazenamento que estão presentes nos rótulos das embalagens.
Assim, os alimentos serão conservados por muito mais tempo sem perigo de
contaminação por micro-organismos.
ROTEIRO DE ESTUDOS – TEXTO “CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS”
1. Por que a conservação de alimentos era um grande desafio na antiguidade?
2. Qual era a importância de conservar para armazenar alimentos?
3. Qual a importância da embalagem dos alimentos?
4. Liste os itens importantes a
serem observados no momento da compra de alimentos industrializados.
5. Qual a importância do ambiente
onde os alimentos são processados?
ANÁLISE DE VARIADAS CAIXAS DE LEITE E DO LEITE EM SAQUINHO
Instigar a reflexão do motivo pelo qual a caixinha
de leite permite a armazenagem do produto sem refrigeração por aproximadamente
4 meses, enquanto que o leite de saquinho deve ser mantido refrigerado e
consumido em menor tempo.
APRESENTAÇÃO DE SLIDES – TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO
Apresentação
de Slides de Cunho Pessoal.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A APRESENTAÇÃO :)
JOGO DAS PLACAS
Para
avaliação
final será utilizado um jogo de placas. O professor confeccionará as
placas referentes aos métodos de conservação de alimentos com suas
respectivas figuras.
Os alunos serão separados em grupos de no máximo 05 integrantes.
Regras
1ª Fase
·
Entregar
para cada grupo as placas com as figuras relacionadas a conservação de alimentos
·
Definir
qual grupo iniciará o jogo, colocar as perguntas da fase 1 em um saco e
misturá-las
·
O grupo
que iniciar o jogo, retirará uma pergunta, a lerá em voz alta
·
Em
seguida todos os grupos responderão a pergunta feita, associando a pergunta com
as figuras referentes a conservação de alimentos
·
Cada
resposta certa valerá 1 ponto.
·
Todos
os grupos deverão responder TODAS as perguntas
·
Cada
grupo deve somar seus pontos, pois o grupo com maior nota dará inicio a 2ª fase
2ª Fase
·
O grupo
com maior pontuação iniciará o jogo
·
Retirar
uma pergunta da 2ª fase e responde-la oralmente
·
Se o
grupo acertar ganhará 2 pontos e continuará a responder até errar
·
Se o
grupo não souber ou errar, ela passará a vez para o próximo grupo que terá
direito a responder a mesma pergunta, porém, a mesma valerá apenas 1 ponto e dará
sequencia ao jogo até ele erre e passe a vez
·
Terminada
essa fase somar a pontuação de cada grupo
·
O grupo
com maior pontuação ganhará o jogo
Perguntas Sugeridas Para a Primeira Fase
Ao submetermos os alimentos a baixa temperatura tornamos
o ambiente desfavorável a proliferação de microrganismos responsáveis pela
decomposição. Qual o nome dessa técnica?
R:
Congelamento e resfriamento
Processo comumente utilizado na conservação de peixes, carnes
e linguiças, quando retira-se a água do alimento usando fumaça.
R: Defumação
Como denomina-se a técnica utilizada para conservar a
carne de boi, que consiste em salgar e colocar para secar ao sol?
R: Salgamento
Na indústria
alimentícia usamos substâncias para conservar, adoçar, realçar o sabor, cor e o
aroma. Como são denominadas essas substâncias?
R: Aditivos
Que processo foi
criado em 1864, utilizado para destruir microrganismos patogênicos em alimentos,
que leva o nome do químico francês que o criou: Louis Pasteur?
R: Pasteurização
A retirada do ar
tem importância significativa na conservação do alimento. Como chama-se a
embalagem que usa essa técnica.
R: Embalagem a vácuoPerguntas Sugeridas Para a Segunda Fase
Qual o método de conservação de alimentos que utiliza a
diminuição da temperatura para inibir o metabolismo dos microrganismos e assim
retardar sua ação de deterioração?
R: Congelamento
e Refrigeração
Por que a imersão de alimentos em óleos ou gorduras
impede a degradação desse alimento?
R: Por que
impede o contato com o oxigênio a
maioria dos microrganismo utilizam o
oxigênio em seu metabolismo.
Qual a função da fumaça de madeira na defumação?
R: A fumaça
tem efeito antimicrobiológico e o calor tem efeito desidratante.
Qual o processo de conservação que utiliza a osmose?
R: Salga
Por que a retirada de água é um processo eficaz na
conservação dos alimentos?
R: Porque os micro organismos se
proliferam na presença de água
Como pode ser feita a retirada de água dos alimentos?
R: Secagem
ao sol ou por meio de calor
Qual o método desenvolvido pelo médico francês Louis
Pasteur?
R:
pasteurização
O que são aditivos químicos?
R: é adição
de substancias especificas aos alimentos que visem aumentar sua vida útil ou
realçar alguma característica do alimento.
Quais as funções dos aditivos?
R: manter
sua consistência, melhorar ou manter seu valor nutricional,manter sabor e
frescura,controlar a acidez e a textura,melhorar o aspecto visual e o sabor
Quais as consequências da manipulação inadequadas de
produtos alimentícios?
R:
aceleração do processo de deterioração dos alimentos,contaminação dos
alimentos,pode causar doenças.
Referências
Bibliográficas
Imagens
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