terça-feira, 10 de setembro de 2013

Conservação de Alimentos

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – 7º ano


Tempo previsto: 05 aulas.

Conteúdos: microrganismos: os seres vivos mais simples e sua relação com a conservação dos alimentos; processos e tecnologias relacionados à conservação dos alimentos.

Competências e habilidades: ler e interpretar textos; relacionar informações representadas na forma escrita e conhecimentos prévios para construir argumentação consistente; responder a perguntas de forma objetiva; emitir opiniões, dando argumentos.

Estratégias: análise de embalagem; leitura e interpretação de texto; produção de texto de divulgação; exposição dialogada.

Recursos: embalagens de leite variadas, DataShow, Papel Cartão, Canetas Hidrocor, Cola, Tesoura.

Avaliação: respostas, tanto orais quanto escritas, dos alunos para as questões de interpretação de texto; participação individual nas discussões; participação nos grupos; e desempenho do grupo de alunos no jogo de placas.

TEXTO INFORMATIVO SOBRE A HISTÓRIA DA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS


CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

Na Antiguidade, quando não existia energia elétrica e muito menos geladeira, as pessoas tinham o grande desafio de conservar os alimentos. Eram usadas várias técnicas, como a de defumar, salgar ou secar ao sol alguns alimentos. Todas essas técnicas eram utilizadas para conservar os alimentos para o armazenamento, pois em épocas de frio, seca ou escassez de alimentos, as pessoas já teriam um estoque de comida. Até hoje é comum encontrarmos as técnicas de salgamento e defumação de alimentos, tanto para sua conservação quanto pelo sabor que essas técnicas proporcionam aos alimentos.

As pessoas utilizavam a técnica do salgamento para conservar os alimentos por mais tempo

Nos dias atuais isso mudou. Alimentos produzidos em fazendas e indústrias devem ser bem conservados (para que não estraguem quando transportados) e bem armazenados até a hora do seu uso pelo consumidor. Em função disso são produzidas embalagens cada vez melhores para acondicionar o alimento – que, por sua vez, tem quantidades cada vez maiores de conservantes. 

Ao comprar um alimento devemos tomar alguns cuidados. Primeiro devemos olhar a data de vencimento. Alimento fora do prazo de validade pode estar estragado.
Observar o prazo de validade dos produtos é importante para não comprar produtos estragados

É bom observar também como as embalagens dos alimentos estão. Potes abertos, caixas rasgadas, latas amassadas, enferrujadas ou estufadas, indicam que o alimento pode ter sido contaminado por micro-organismos, que podem causar problemas graves de saúde, e até a morte.


Alimentos com embalagens danificadas podem causar várias doenças

Ao comprar um alimento in natura, ou seja, alimentos frescos, como frutas, verduras, queijos, carnes, entre outros, é importante observar se eles não estão amassados, se estão com boa aparência, com as cores específicas e sem cheiro ruim. 
É muito importante observar as condições de higiene do local onde o alimento in natura está sendo produzido e vendido, pois, às vezes, muitas doenças são transmitidas em razão da falta de higiene.

Organizar os alimentos na geladeira também é uma forma de conservá-los
Ao chegar em casa, depois das compras, é hora de armazenar os alimentos. É sempre bom observar e seguir as instruções de armazenamento que estão presentes nos rótulos das embalagens. Assim, os alimentos serão conservados por muito mais tempo sem perigo de contaminação por micro-organismos.


ROTEIRO DE ESTUDOS – TEXTO “CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS”

1.     Por que a conservação de alimentos era um grande desafio na antiguidade?
2.     Qual era a importância de conservar para armazenar alimentos?
3.     Qual a importância da embalagem dos alimentos?
4.     Liste os itens importantes a serem observados no momento da compra de alimentos industrializados.
5.     Qual a importância do ambiente onde os alimentos são processados?

ANÁLISE DE VARIADAS CAIXAS DE LEITE E DO LEITE EM SAQUINHO

Instigar a reflexão do motivo pelo qual a caixinha de leite permite a armazenagem do produto sem refrigeração por aproximadamente 4 meses, enquanto que o leite de saquinho deve ser mantido refrigerado e consumido em menor tempo.


APRESENTAÇÃO DE SLIDES – TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO

Apresentação de Slides de Cunho Pessoal.

 CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A APRESENTAÇÃO :)

JOGO DAS PLACAS

Para avaliação final será utilizado um jogo de placas. O professor confeccionará as placas referentes aos métodos de conservação de alimentos com suas respectivas figuras.

Os alunos serão separados em grupos de no máximo 05 integrantes.


Regras

1ª Fase 

·         Entregar para cada grupo as placas com as figuras relacionadas a conservação de alimentos
·         Definir qual grupo iniciará o jogo, colocar as perguntas da fase 1 em um saco e misturá-las
·         O grupo que iniciar o jogo, retirará uma pergunta, a lerá em voz alta

·         Em seguida todos os grupos responderão a pergunta feita, associando a pergunta com as figuras referentes a conservação de alimentos
·         Cada resposta certa valerá 1 ponto.
·         Todos os grupos deverão responder TODAS as perguntas
·         Cada grupo deve somar seus pontos, pois o grupo com maior nota dará inicio a 2ª fase

2ª Fase

·         O grupo com maior pontuação iniciará o jogo
·         Retirar uma pergunta da 2ª fase e responde-la oralmente
·         Se o grupo acertar ganhará 2 pontos e continuará a responder até errar
·         Se o grupo não souber ou errar, ela passará a vez para o próximo grupo que terá direito a responder a mesma pergunta, porém, a mesma valerá apenas 1 ponto e dará sequencia ao jogo até ele erre e passe a vez
·         Terminada essa fase somar a pontuação de cada grupo
·         O grupo com maior  pontuação ganhará o jogo


Perguntas Sugeridas Para a Primeira Fase

Ao submetermos os alimentos a baixa temperatura tornamos o ambiente desfavorável a proliferação de microrganismos responsáveis pela decomposição. Qual o nome dessa técnica? 
R: Congelamento e resfriamento 

Processo comumente utilizado na conservação de peixes, carnes e linguiças, quando retira-se a água do alimento usando fumaça.
  R: Defumação

Como denomina-se a técnica utilizada para conservar a carne de boi, que consiste em salgar e colocar para secar ao sol?
R: Salgamento

 Na indústria alimentícia usamos substâncias para conservar, adoçar, realçar o sabor, cor e o aroma. Como são denominadas essas substâncias?
 R: Aditivos

Que  processo foi criado em 1864, utilizado para destruir microrganismos patogênicos em alimentos, que leva o nome do químico francês que o criou: Louis Pasteur?
 R: Pasteurização

 A retirada do ar tem importância significativa na conservação do alimento. Como chama-se a embalagem que usa essa técnica.
        R: Embalagem a vácuo

Perguntas Sugeridas Para a Segunda Fase



Qual o método de conservação de alimentos que utiliza a diminuição da temperatura para inibir o metabolismo dos microrganismos e assim retardar sua ação de  deterioração?
       R: Congelamento e Refrigeração

Por que a imersão de alimentos em óleos ou gorduras impede a degradação desse alimento?
       R: Por que impede o contato com o oxigênio  a maioria dos  microrganismo utilizam o oxigênio em seu metabolismo.

Qual a função da fumaça de madeira na defumação?
       R: A fumaça tem efeito antimicrobiológico e o calor tem efeito desidratante.

Qual o processo de conservação que utiliza a osmose?
      R: Salga

Por que a retirada de água é um processo eficaz na conservação dos alimentos?
      R: Porque os micro organismos se proliferam na presença de água

Como pode ser feita a retirada de água dos alimentos?
      R: Secagem ao sol ou por meio de calor

Qual o método desenvolvido pelo médico francês Louis Pasteur?
       R: pasteurização

O que são aditivos químicos?
        R: é adição de substancias especificas aos alimentos que visem aumentar sua vida útil ou realçar alguma característica do alimento.

Quais as funções dos aditivos?
         R: manter sua consistência, melhorar ou manter seu valor nutricional,manter sabor e frescura,controlar a acidez e a textura,melhorar o aspecto visual e o sabor

Quais as consequências da manipulação inadequadas de produtos alimentícios?
         R: aceleração do processo de deterioração dos alimentos,contaminação dos alimentos,pode causar doenças.
 

 
Referências Bibliográficas

Imagens 

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